quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sobre a E. M. Marília de Dirceu

A Escola Municipal Marília de Dirceu está situada na Rua Orlando Riani Nº 2198 no bairro Filgueira em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Sua denominação é uma homenagem a uma antiga professora, que sugeriu o nome de sua filha, Marília de Dirceu, ambas antigas moradoras do bairro Filgueiras.


Imgem: arquivo da escola

Atualmente mantém a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos em nível de Ensino Fundamental.
A autorização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi expedida pela Secretaria de Estado da Educação através da Portaria SED/SEE nº 1320/90, publicada no "Minas Gerais" de 21 de abril de 1990.
A Escola Municipal Marília de Dirceu foi criada pelo Decreto nº 108 de 03 de novembro de 1950. Iniciou com turmas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.

Devido a questões de limites territoriais entre o município de Juiz de Fora e Chácara, no período de 1972 a 1996 a escola pertenceu ao município de Chácara. Em 1997, através da Resolução nº 5181 de 29/12/1997, publicada no "Minas Gerais" de 30/12/1997, página 35, coluna 03, novamente Filgueiras passou a pertencer ao município de Juiz de Fora.

A filosofia de trabalho é:
Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

A estrutura física é formada por 14 salas de aula, sendo 12 salas com 42 m², 01 menor com 35 m², e 01 maior com 46 m². Conta com banheiros, construídos em 2003, amplos, arejados, conservados, com 08 acomodações femininas e 08 masculinas. Há um laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, sala de professores com banheiros, depósito, ampla cozinha com despensa separada. Uma sala de aula onde funciona o reforço escolar no turno da tarde, sala de dança/educação física e sala para a coordenação pedagógica, além da secretaria.

A escola conta também com um amplo pátio interno onde são realizados os intervalos dos alunos e uma quadra inacabada onde são realizadas aulas de educação física. É um prédio bem conservado, limpo, onde se prioriza a conservação física, sempre sendo pintado e sofrendo reparos naquilo que vier a prejudicar a integridade do local.


Fonte: Regimento Escolar

Nenhum comentário: